Já no Scielo (ahead of print): A análise temática da fibromialgia na mídia impressa argentina: descrições gerais e o papel da psicologia

SARUDIANSKY, Mercedes. A análise temática da fibromialgia na mídia impressa argentina: descrições gerais e o papel da psicologia. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 0-0. Epub 13-Nov-2015. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622015.0008.

Desde sua conceitualização em 1990, a Fibromialgia (FM) vem sendo discutida em termos de sua validade como diagnóstico, sua definição como doença e seus tratamentos. Estas questões têm sido abordadas por diferentes disciplinas biomédicas e sociais, entre as quais a psicologia, a psiquiatria, a antropologia e a sociologia. Neste artigo discutimos como se difundem os saberes a respeito da FM na Argentina, a partir de uma análise temática dos artigos publicados sobre esta síndrome na mídia impressa. Analisaremos a forma como as peças jornalísticas descrevem a FM – suas características gerais, hipóteses causais e tratamentos – e como a mídia aborda o papel da psicologia em seu tratamento.

Palavras-chave : Fibromialgia; Meios de Comunicação; Análise temática; Psicologia.