Já no Scielo: Capacitação em álcool e outras drogas para profissionais da saúde e assistência social: relato de experiência

COSTA, Pedro Henrique Antunes da et al. Capacitação em álcool e outras drogas para profissionais da saúde e assistência social: relato de experiência. Interface (Botucatu) [online]. 2015, vol.19, n.53, pp. 395-404. Epub 27-Mar-2015. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622014.0607.

Como alternativa ao panorama deficitário de formação profissional para atuação na área do uso de álcool e outras drogas, e visando à incorporação de mudanças práticas, são criados os Centros Regionais de Referência sobre Drogas (CRRs). Faz-se necessário compreender e refletir sobre o papel dos CRRs nos cenários de formação e atuação sobre a temática. A partir disso, o presente artigo pretende discutir aspectos sobre a capacitação de profissionais do Sistema Único de Saúde e Assistência Social, por meio do relato de experiência de um CRR de Minas Gerais. A implantação do presente CRR possibilitou a qualificação de profissionais em direção a abordagens integrais e reflexivas sobre a temática. Contudo, são necessárias reformulações sobre o seu modelo, com uma posição mais bem definida e atuante dentro das políticas sobre drogas, garantindo continuidade nas ações e auxiliando na reformulação das práticas.

Palavras-chave : Capacitação de recursos humanos em saúde; Educação profissional em saúde pública; Educação continuada; Formação de recursos humanos.