Ensino da ética global: uma proposta teórica a partir da Bioética de Intervenção

84267790 3108617209364234 2486716687777267712 n

Resumo

GARRAFA, Volnei; CUNHA, Thiago Rocha da  and  MANCHOLA-CASTILLO, Camilo. Ensino da ética global: uma proposta teórica a partir da Bioética de Intervenção. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190029.  Epub Jan 17, 2020. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.190029.

O trabalho aborda a ética global em sua perspectiva aplicada, voltada à prática educativa, objetivando analisar, a partir de investigação teórica sustentada no campo da Bioética, a legitimidade para definição de metas globais para seu ensino. Considerando que a produção do conhecimento se relaciona ao lócus geopolítico a partir do qual se desenvolve, a pesquisa utiliza os referenciais da Bioética de Intervenção, uma abordagem teórica identificada com o pensamento crítico do “sul global”, para analisar a possibilidade de definição de consensos éticos universais, propondo duas categorias a serem consideradas em programas para o ensino da ética global: o imperialismo moral e a colonialidade da vida. Conclui defendendo um pressuposto axiológico crítico – baseado na universalidade do corpo – a partir do qual poderiam ser definidos objetivos comuns para programas de ensino da ética global.

Palavras-Chave : Ética global; Educação; Ensino; Bioética; Bioética de Intervenção.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832020000100214&lng=en&nrm=iso&tlng=pt