Já no SciELO (Ahead of print): A promoção da saúde de crianças em espaço hospitalar: refletindo sobre a prática fisioterapêutica.

SA, Miriam Ribeiro Calheiros de  e  GOMES, Romeu. A promoção da saúde de crianças em espaço hospitalar: refletindo sobre a prática fisioterapêutica. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 0-0.  Epub 30-Set-2014. ISSN 1807-5762.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0192.

Analisa-se a inserção da promoção de saúde na prática do profissional fisioterapeuta em ações voltadas para a atenção à saúde integral da criança em um ambiente hospitalar. Estudo de foco qualitativo, baseado na perspectiva hermenêutica-dialética. Para coleta dos dados, utilizaram-se as técnicas de observação participante e entrevista semiestruturada, e análise a partir de princípios do método de interpretação de sentidos. O estudo foi realizado com fisioterapeutas do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, Criança e Adolescente Fernandes Figueira. Três eixos temáticos sintetizam a discussão dos resultados: a criança como foco da fisioterapia; a promoção da saúde por parte da fisioterapia pediátrica em ambiente hospitalar; e desafios da fisioterapia para a promoção da saúde das crianças. Este estudo aponta para algumas peculiaridades da prática fisioterapêutica, destacando seus limites e possibilidades, voltada para a promoção da saúde.

Palavras-chave : Fisioterapia; Promoção da saúde; Ambiente hospitalar.

Acesso: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832014005030192&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt