BISPO, Emanuella Pinheiro de Farias; TAVARES, Carlos Henrique Falcão e TOMAZ, Jerzuí Mendes Tôrrez. Interdisciplinaridade no ensino em saúde: o olhar do preceptor na Saúde da Família. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 00-00. Epub 10-Mar-2014. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0158.
Indícios de inadequação na atuação dos preceptores da Estratégia da Saúde da Família (ESF) no que concerne à interdisciplinaridade, levaram à proposta de analisar como esses profissionais estão atuando. Trata-se de estudo descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvida no II Distrito Sanitário de Maceió-AL, Brasil, com um universo de nove sujeitos. Utilizou-se a “entrevista aberta ou em profundidade”, sob a perspectiva da análise de conteúdo . Após análise, as unidades de registro foram: atividades que desenvolve no dia a dia de trabalho na ESF; vivência na prática diária profissional; significado de interdisciplinaridade; formação acadêmica/profissional no que se refere à prática interdisciplinar; benefícios das práticas interdisciplinares no processo ensino-aprendizagem dos alunos. Os dados apontam para a necessidade de Educação Permanente em Saúde como estratégia potente para o aperfeiçoamento da prática interdisciplinar.
Palavras-chave : Educação em Saúde; Preceptor; Interdisciplinaridade; Estratégia da Saúde da Família.