FIGUEIREDO, Mariana Dorsa e CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa. O apoio Paideia como metodologia para processos de formação em saúde.Interface (Botucatu) [online]. 2014, vol.18, suppl.1, pp. 931-943. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622013.0323.
Este artigo analisa o apoio Paideia como referencial pedagógico num processo de formação em saúde, cujo desenho combinou ofertas teóricas, discussão de casos e intervenções. Avaliamos os efeitos desse processo formativo nas práticas dos participantes, no que se refere à abordagem da subjetividade. O material empírico foi construído a partir de: grupos focais; análise de um caso clínico; e discussão com a equipe responsável pelo caso. Observaram-se mudanças nas práticas clínicas, de gestão, e na “gestão de si”. Os profissionais desenvolveram competências técnicas, éticas e relacionais para atuarem nas múltiplas dimensões dos sujeitos. Conclui-se que a ênfase na troca de experiências e na articulação entre reflexão e intervenção contribui para que a formação produza mudanças nos sujeitos, nas práticas e nos serviços de saúde.
Palavras-chave : Método Paideia; Apoio institucional; Formação; Clínica ampliada; Subjetividade.