Por Abel L. Packer
O SciELO Citation Index (SciELO CI) integrado à plataforma do Web of Science (WoS) começou a operar regulamente a partir de janeiro de 2014. Representa um avanço notável na disponibilização internacional do SciELO, dos seus periódicos e particularmente das pesquisas que comunicam.
O SciELO CI compartilha as mesmas funções, recursos e navegabilidade da Interface do WoS juntamente com as demais bases de dados que integram a plataforma WoS.
O desenvolvimento do SciELO CI é produto da parceria do Programa SciELO / FAPESP com a Thomson Reuters, proprietária da plataforma WoS. Os fundamentos, objetivos e perspectivas têm duas motivações principais.
A primeira é promover a presença do SciELO em um dos índices bibliográficos e bibliométricos de referência internacional para ampliar a visibilidade e credibilidade dos periódicos. A segunda, é operar a indexação dos periódicos SciELO, em particular a contagem de citações em um universo amplo de periódicos, compreendendo os indexados na Rede SciELO e na plataforma WoS. Assim, os artigos publicados pelos periódicos no SciELO CI terão contabilizados as citações que recebem de outros artigos do SciELO, do WoS e das outras bases de dados. Da mesma forma todas as citações concedidas pelos artigos SciELO serão contempladas nas contagens de citações das outras bases de dados.
Todos os periódicos SciELO com publicação atualizada serão indexados no SciELO CI. A estimativa é que compreenda entre 700 a 750 periódicos. A atualização dos dados é semanal e o ingresso ou exclusão de periódicos será semestral. O SciELO CI estará disponível a todos os assinantes da plataforma WoS sem custos adicionais.
A inserção do SciELO no WoS exigiu desenvolvimento de software de parte da equipe do WoS quanto do SciELO de modo que a operação seja o mais compatível possível entre as duas bases de dados. Nesse sentido foi necessário também uma intensa e ampla revisão dos dados bibliográficos, processo que continuará até o final de 2014 para corrigir e compatibilizar os elementos bibliográficos que participam das buscas e filtros, como afiliação dos autores, tipos de documentos e idiomas, particularmente o tratamento dos artigos multilíngues assim como a normalização das referências bibliográficas para facilitar a identificação e a contagem das cotações. A expectativa é que a partir de 2015 o SciELO CI opere totalmente compatível com o WoS.
Em agosto de 2014 o SciELO publicará a primeira listagem dos periódicos com a contagem ampla das citações recebidas.
Sendo assim, o SciELO CI projeta-se como uma solução avançada ao problema da indexação e contagem das citações recebidas pelos artigos publicados nos periódicos do Brasil e dos países da Rede SciELO. Nesse sentido, traz uma contribuição importante para o desenvolvimento dos periódicos e deverá ser considerado como referência pelas agências de apoio à pesquisa e comunicação científica.
Fonte: SciELO Citation Index no Web of Science. SciELO em Perspectiva. [viewed 28 February 2014]. Available from: http://blog.scielo.org/blog/2014/02/28/scielo-citation-index-no-web-of-science/