A Revista

Interface – Comunicação, Saúde, Educação é uma publicação interdisciplinar, de acesso aberto, exclusivamente eletrônica, editada pela Universidade Estadual Paulista – Unesp (Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu). Tem como missão publicar artigos originais e outros materiais relevantes sobre a Educação e a Comunicação nas práticas de Saúde, a formação de profissionais de Saúde (universitária e continuada) e a Saúde Coletiva em sua articulação com a Filosofia, as Artes, as Ciências Sociais e Humanas, que contribuam para o avanço do conhecimento nessas áreas. Prioriza abordagens críticas e inovadoras e a pesquisa qualitativa.

Interface tem mantido rigorosamente sua periodicidade sem atraso, desde sua criação em 1997, e cumpre com a normalização para a publicação científica seguindo as regras da Convenção de Vancouver. A revista adota a publicação contínua de seus artigos, em um único volume ao ano, de forma ininterrupta, com número DOI. No Sumário eletrônico, apenas a seção a que o artigo foi submetido é indicada.

A revista integra a coleção de periódicos indexados na base SciELO e adota o sistema ScholarOne Manuscripts para submissão e avaliação de manuscritos (http://mc04.manuscriptcentral.com/icse-scielo). É regida por regimento que disciplina a composição e mandatos do Corpo Editorial e a gestão editorial do periódico.

Interface segue os princípios da ética na publicação científica contidos no código de conduta do Committee on Publication Ethics (COPE).

A abreviatura de seu título é Interface (Botucatu), que deve ser usada em bibliografias, notas de rodapé, legendas e referências.

 


POLÍTICA EDITORIAL PARA CIÊNCIA ABERTA:

A revista apoia e se integra ao movimento Ciência Aberta conforme recomendações da Unesco, que a define como “ um conjunto de princípios e práticas que visam a tornar a pesquisa científica de todos os campos acessível a todos, para o benefício dos cientistas e da sociedade como um todo.” 

Nesse âmbito,  a revista Interface adota uma série de práticas, como a política de acesso livre desde sua criação, o código de boas práticas para editores e o uso de redes sociais para divulgação de trabalhos publicados. Incentivamos, ainda, o compartilhamento de dados, códigos, metodologias e materiais resultantes das pesquisas, sejam qualitativas ou quantitativas, para depósito no repositório da Interface na Scielo Data.


 


Interface, 20 anos

Em 2017, ao completar 20 anos de circulação ininterrupta, os Editores da revista Interface estimularam membros do Corpo Editorial e pesquisadores independentes a produzirem uma análise reflexiva sobre o conjunto dos artigos publicados ao longo desse período nas áreas de Educação, Ciências Sociais e Humanas em Saúde e também no conjunto oriundo da seção Criação. Igualmente, foi publicado um editorial que traz à luz a reflexão sobre os 20 anos da Interface e a saúde coletiva. A seguir seguem os links para acesso a essas publicações:

Interface, vinte anos: a Saúde Coletiva em tempos difíceis

Os vinte anos da Educação na Interface: trajetória, tendências e desafios

As contribuições das Ciências Sociais e Humanas no campo da Saúde Coletiva: vinte anos da revista Interface – Comunicação, Saúde, Educação

A seção de Criação na revista Interface: vinte anos de experimentação

A produção científica sobre a comunicação na revista brasileira Interface

 


Bibliometría

WTS Journal Indicators (Scopus): SNIP
Scimago Journal & Country Rank (Scopus) – Salud (Ciencias Sociales) / América Latina
Scimago Journal & Country Rank (Scopus) – Educación / América Latina
Scimago Journal & Country Rank (Scopus) – Comunicación / América Latina
Google ScholarÍndice h5 e Mediana H5

 

 


Indicadores de submissão e avaliação

Artigos aprovados: 13,4% (2022);

Número de submissões/ano: 614 (2023);

Tempo médio entre submissão e avaliação: 152 dias (2022);

Tempo médio entre aprovação e publicação: 114 dias (2022).

 


 


Propriedade intelectual

Este é um periódico de acesso aberto. Todo o seu conteúdo, exceto quando identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons CC-BY. Mais detalhes em: https://creativecommons.org/licenses/by/3.0/br/

 


Patrocinadores

Universidade Estadual Paulista – UNESP – http://www.unesp.br

 


Regimento Interno

NOTA: Este regimento está em fase de implantação, podendo sofrer ajustes que se fizerem necessários.

CAPÍTULO I – Finalidade, público alvo e matéria a ser veiculada

Artigo 1º Finalidade

Publicar artigos originais e outros materiais relevantes sobre a Educação e a Comunicação nas práticas de Saúde, a formação de profissionais de Saúde (universitária e continuada) e a Saúde Coletiva em sua articulação com a Filosofia, as Artes, as Ciências Sociais e Humanas, que contribuam para o avanço do conhecimento nessas áreas.

Artigo 2º Público Alvo

Pesquisadores, docentes e profissionais que atuam nos campos de escopo da revista.

Artigo 3º Tipo de matéria a ser veiculada

Interface publica apenas textos inéditos e originais, sob a forma de artigos de demanda livre, analíticos e/ou ensaísticos, revisão de temas atuais, resenhas críticas, relatos de experiência, debates, entrevistas; veicula cartas e notas sobre eventos e assuntos de interesse. Também publica temas relevantes e/ou emergentes, desenvolvidos por autores convidados, especialistas no assunto, para as seções Dossiê e Debates. Nos últimos anos Interface tem publicado suplementos especiais envolvendo temas atuais. Os textos podem ser publicados nas seguintes seções:

Editorial – texto temático de responsabilidade dos editores ou de pesquisadores convidados (até duas mil palavras).

Dossiê – conjunto de textos ensaísticos ou analíticos temáticos, a convite dos editores, resultantes de estudos e pesquisas originais de interesse para a revista (até seis mil palavras).

Artigos – textos analíticos resultantes de pesquisas originais teóricas ou empíricas referentes a temas de interesse para a revista (até seis mil palavras).

Revisão – textos de revisão da literatura sobre temas consagrados pertinentes ao escopo da revista (até seis mil palavras).

Debates – conjunto de textos sobre temas atuais e/ou polêmicos propostos pelos editores ou por colaboradores e debatidos por especialistas, que expõem seus pontos de vista. (Texto de abertura: até seis mil palavras; textos dos debatedores: até mil e quinhentas palavras; réplica: até mil e quinhentas palavras).

Relatos de experiência – textos embasados teoricamente que descrevam e analisem criticamente experiências relevantes para o escopo da revista (até cinco mil palavras)

Entrevistas – depoimentos de pessoas cujas histórias de vida ou realizações profissionais sejam relevantes para as áreas de abrangência da revista (até seis mil palavras)

Resenhas – textos de análise crítica de publicações lançadas no Brasil ou exterior nos últimos dois anos, expondo novos conhecimentos além do simples resumo da publicação, sob a forma de livros, filmes ou outras produções recentes e relevantes para os temas do escopo da revista (até três mil palavras).

Criação – textos de reflexão sobre temas de interesse para a revista, em interface com os campos das Artes e da Cultura, que utilizem em sua apresentação formal recursos iconográficos, poéticos, literários, musicais, audiovisuais etc., de forma a fortalecer e dar consistência à discussão proposta.

Notas breves – notas sobre eventos, acontecimentos, projetos inovadores e obituários com análise da obra e contribuição científica do homenageado (até duas mil palavras).

Cartas ao Editor – comentários sobre publicações da revista e notas ou opiniões sobre assuntos de interesse dos leitores (até mil palavras).

A revista também publica contribuições espontâneas que se enquadrem na política editorial da Revista e também matéria encomendada a especialistas.

CAPÍTULO II- Corpo Editorial e Equipe Técnica

Artigo 4º Da composição do Corpo Editorial

  • 1 O Corpo Editorial da Revista se constitui por Editor-Chefe; Editores; Editores Sênior; Editores Junior; Editores Assistentes; Editores Associados; Editor de Resenhas; Editor de Debates; Editor de Entrevistas; Editor de Criação; Editor Executivo; Editores Associados; Conselho Editorial Científico e Consultores Ad hoc.

Editores: pesquisadores vinculados à Unesp e à USP que respondem pela execução da política editorial, pelo conteúdo científico do periódico e pelo processo de seleção do conteúdo dos fascículos.

Editores Assistentes: pesquisadores (de diferentes instituições) que colaboram com os editores nas tarefas editoriais de julgamento de mérito científico nas diferentes etapas de avaliação das submissões, na atualização da política editorial do periódico e na sugestão de temas para as diferentes seções da revista.

Editores Junior: pesquisadores jovens (de diferentes instituições) que colaboram com os editores nas tarefas editoriais de julgamento de mérito científico nas diferentes etapas de avaliação das submissões, na atualização da política editorial do periódico e na sugestão de temas para as diferentes seções da revista. Trata-se de uma iniciativa que visa formar novos editores para atuarem neste ou em outros periódicos científicos no campo da Saúde Coletiva.

Editores Associados: pesquisadores (de diferentes instituições) que atuam nas áreas temáticas da revista, realizando uma segunda etapa da pré-avaliação, a comunicação do periódico com os avaliadores (membros do Conselho Editorial Científico e aqueles ad hoc) no julgamento do mérito científico em sua primeira etapa. Também, colaboram na atualização da política editorial do periódico e na sugestão de temas para as diferentes seções da revista.

Editor de Criação: responsável pelo projeto gráfico-textual do periódico, incluindo pesquisa de imagens que se articulem ao conteúdo dos trabalhos de cada fascículo.

Conselho Editorial Científico: colegiado cuja composição garante a diversidade regional e institucional e o alcance nacional e internacional do periódico, assim como sua legitimidade científica, pela presença de pesquisadores reconhecidos em suas instituições nas suas áreas de atuação. Integra especialistas de diversos campos científicos, escolhidos pelos Editores, tendo como responsabilidade analisar o mérito científico de trabalhos submetidos à publicação e emitir pareceres sobre os mesmos.

Artigo 5º Das competências do Corpo Editorial

  • 1 O mandato dos membros do Corpo Editorial é de dois anos, sendo permitida duas reconduções.
  • 2 Compete ao Editor-chefe:
  1. a) Definir a política editorial e o conteúdo científico da revista, em consonância com a política editorial da universidade à qual a revista é vinculada.

.b) Coordenar as atividades realizadas no âmbito da revista envolvendo o processo editorial, realizando a política e a gestão editorial traçadas e zelando pelo patrimônio e pelo nome da revista dentro da instituição.

  1. c) Assumir a publicação de números especiais de Interface, fora da periodicidade, desde que algum assunto de relevância justifique tal publicação.
  2. d) Convocar e presidir as reuniões do Corpo Editorial.
  3. e) Elaborar, junto com o Editor Executivo, o orçamento anual da revista e os projetos de financiamento e relatórios de prestação de contas para os órgãos de fomento.
  4. f) Representar o periódico dentro e fora da universidade.
  • 3 Compete aos Editores
  1. Responsabilizarem-se pelo processo de avaliação de manuscritos desde a submissão, indicando o editor associado, controlando todas as etapas de avaliação de mérito e elaborando o parecer final, aprovando ou rejeitando o trabalho para publicação.

Artigo 6º Da composição da Equipe Técnica

  • 1 A Equipe técnica de Interface se constitui por Editor Executivo e Coordenadores Editoriais.
  • 2 Compete ao Editor Executivo
  1. a) Assessorar o editor-chefe nos atividades de gestão editorial, incluindo elaboração de orçamento, relatórios de prestação de contas, projetos e relatórios de financiamento e controle das atividades editoriais e administrativas.
  2. b) Manter atualizado o banco de tradutores, revisores e demais prestadores de serviço envolvidos direta ou indiretamente na produção editorial.
  3. c) Supervisionar o trabalho da equipe técnica no apoio a autores, assessores e editores com relação ao fluxo editorial e a uso do sistema
  4. e) Acompanhar e assessorar o editor-chefe junto aos processos por ele designados.
  • 3 Compete aos Coordenadores Editoriais
  1. Desenvolver atividades de apoio ao processo de produção editorial.
  • 4 A revista conta com a colaboração de bibliotecária do campus de Botucatu/Unesp, que fazem a revisão dos descritores e a normalização das referências de todos os artigos aprovados.
  • 5 A revista contrata os serviços de uma jornalista que responde pela editoração dos manuscritos para publicação.
  • 6 A revista contrata os serviços de um webmaster para atualização e manutenção da página que hospeda a publicação eletrônica.

CAPÍTULO IV– Da Infraestrutura

Artigo 7º Compete à Faculdade de Medicina da Unesp, campus de Botucatu:

Apoiar a equipe de Interface em suas atividades editorais.

Disponibilizar infra-estrutura para desenvolvimento das atividades de produção editorial.

Representar a revista junto aos órgãos superiores da universidade.

CAPÍTULO V Da Circulação

Artigo 8 Todo o conteúdo do periódico está sob Licença Creative Commons, CC-BY, adotada internacionalmente pelos principais periódicos e publishers de acesso aberto por maximizar a disseminação dos artigos.

CAPÍTULO VI Do Financiamento

Artigo 9 A sustentabilidade de Interface se dá a partir de:

  1. a) Edital de Apoio aos Periódicos Científicos da UNESP/PROPe.
  2. b) Apoio de Agências de Fomento à Pesquisa.
  3. c) Taxas de processamento de manuscritos.
  4. d) Apoio na publicação de Suplementos especiais

CAPÍTULO VII- Do Apoio à Editoria

Artigo 10 A Secretaria Executiva, por meio de seus Coordenadores Editoriais, operacionalizará o processo editorial da revista a partir de:

  1. a) Atendimento às demandas do Corpo Editorial.
  2. b) Comunicação com os autores e pareceristas.
  3. c) Organização e manutenção do cadastro de autores e pareceristas.
  4. d) Atualização das informações no site da Revista, assim como nas redes sociais –Facebook, Blog e Twitter.
  5. e) Controle dos recursos financeiros e organização de banco de dados para preenchimento de relatórios a agências de fomento e a outras instituições financiadoras.