Carta de apresentação (cover letter) para um trabalho científico
Sigmar de Mello Rode
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Ao terminar a redação de um artigo científico, que deve ser escrito em consonância com um periódico previamente selecionado pelos autores, chega o momento de submete-lo para publicação. Nesse momento o(s) autor(es) deve(m) escrever uma carta de apresentação (cover letter) para o editor do periódico, que normalmente é uma pessoa muito ocupada e recebe uma grande quantidade de textos submetidos.
Um periódico de qualidade e de grande aceitação pela comunidade acadêmica tem alta taxa de recusa e, para preservar os seus avaliadores, normalmente o editor faz uma seleção prévia dos artigos submetidos, iniciando pela leitura da carta de apresentação e, depois, do artigo
A carta de apresentação oferece uma oportunidade inigualável de persuadir o editor de que o manuscrito traz contribuições relevantes, merece consideração séria, se encaixa no escopo da revista e é digno de ser avaliado por pares (peer-review). Assim, as cartas de apresentação merecem um cuidado especial na sua construção para obter um resultado profissional e eficaz.
Informar somente que está submetendo o artigo (título do artigo) para publicação no periódico (nome da revista) é totalmente irrelevante e desnecessário, porque essa informação já está clara no momento da submissão.
É sempre aconselhável começar consultando as instruções aos autores da revista. Quaisquer instruções relevantes para cartas de apresentação e seu conteúdo devem ser seguidas com precisão. Por exemplo, pode ser solicitado a declaração que a pesquisa é original, que está em conformidade com os padrões éticos adotados pela política editorial, que todos os autores participaram do trabalho e aprovaram o manuscrito, que não há conflitos de interesse e que todos os vestígios de identidade autoral foram removidos do manuscrito, se houver algum tipo de avaliação cega.
Também é muito comum confirmar que o artigo não foi submetido ou publicado em outro lugar. Se parte da pesquisa já foi apresentada ou publicada, de forma impressa ou digital, como por exemplo resumos em anais ou dissertações e teses disponíveis em repositórios, explique isso com cuidado, destacando o que há de novo no manuscrito que está enviando. Mesmo que informações desse tipo não sejam solicitadas em uma carta de apresentação, geralmente é útil fornecê-las, porque os programas de verificação de similaridades podem identificar um possível plágio e levar à recusa do trabalho.
Como o editor pode não ser um experto em todas as áreas de conhecimento abordado pelo periódico e para minimizar erros no processo de avaliação, alguns periódicos solicitam informações sobre possíveis avaliadores, ou não avaliadores, para o artigo e, se não houver espaço específico na plataforma de submissão, os nomes devem estar explicitados na carta de apresentação. Nesse caso, deve-se fornecer uma lista de possíveis avaliadores, com base em motivos éticos e científicos e não incluir ninguém para quem possa sugerir algum conflito de interesses.
A carta de apresentação deve descrever claramente o manuscrito e as intenções de publicação. Para tanto, deve iniciar-se informando que o artigo de pesquisa está sendo submetido com vistas à publicação na revista certificando-se de fornecer o assunto (pode ser o título) e como está incluído no escopo revista. Em seguida, pode descrever brevemente a hipótese e seus antecedentes, métodos de pesquisa, descobertas e conclusões, bem como as lacunas que preenchem no conhecimento atual ou às práticas que podem afetar. O objetivo principal é convencer o editor de que a pesquisa é necessária, as descobertas são importantes e o artigo é de interesse para os leitores da revista, que irão citar o trabalho.
Como uma carta de apresentação deve ser bastante curta (uma única página tradicional é o ideal), é preciso ser seletivo, conciso e preciso, e escolher informações que destaquem com sucesso os pontos fortes e o significado exclusivos da pesquisa. Uma avaliação sincera e objetiva do trabalho e seu significado será mais eficaz do que exageros infundados, redundâncias e afirmações grandiosas.
Pensar na perspectiva do editor do periódico pode ser muito útil: como o artigo se encaixa nos objetivos e no escopo da revista; por que selecionou aquele periódico em particular; como o trabalho se relaciona com os artigos já publicados, principalmente os mais recentes; por que a pesquisa, a metodologia e os resultados seriam de interesse para os leitores da revista. Familiarizar-se com a revista, suas publicações, seus objetivos e seu escopo ajudará a priorizar e formular o trabalho e a carta de apresentação.
Finalmente, a carta de apresentação deve ser escrita com extremo cuidado e ser revista até que seja polida com perfeição. É essencial a comunicação com a máxima clareza e concisão, de tal forma que sugira ao editor um artigo igualmente bem escrito, sem erros de linguagem, palavras estranhas e ambiguidades lógicas. Terminologia muito específica, abreviações e acrônimos incomuns são melhores se usados com moderação e cuidadosamente definidos, tendo em mente que o editor da revista pode não compartilhar sua especialização.
O formato de uma carta comercial tradicional permitirá uma apresentação organizada contendo a data, seu nome, cargo e informações de contato, bem como o nome, cargo e informações de contato do editor.
Por fim, mas não menos importante, certifique-se de usar uma saudação adequada, como “Caro Professor ….”, para manter um profissionalismo educado ao longo da carta e expressar gratidão pela consideração do editor, antes de assinar formalmente.
Referências
FERSON, W.; MATSUSAKA, J. Tips on writing a referee’s report. Revista Brasileira de Finanças, v.11, n.1, p. 9-16, 2013
RODE, S.M.; DIAS, K.R.H.C.; FRANÇA, C.M. Handbook of scientific methodology. a guide for the dental researcher. São Paulo, SBPqO, 2009.
VOLPATO, G. Bases teóricas para redação científica. 2.ed., Botucatu : Best Writing, 2021.
Acesso em: https://www2.unesp.br/portal#!/prope/apoio-ao-pesquisador/propetips/