A Educação Interprofissional nos programas de residência multiprofissional em saúde no contexto da atenção especializada: uma revisão integrativa

Galvani RMB, Freire Filho JR, Dutka JCR. A educação interprofissional nos programas de residência multiprofissional em saúde no contexto da atenção especializada: uma revisão integrativa. Interface (Botucatu). 2025; 29: e240516. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.240516

Resumo

Revisão integrativa de literatura sobre a aplicação da Educação Interprofissional nos programas de residência multiprofissional no contexto da atenção especializada. Foram analisados 12 artigos disponíveis nas bases de dados: portal PubMed, por meio da base de dados MedLine, Elsevier, CINAHL, Scopus, SciELO e LILACS. Os resultados dos artigos refletem “o impacto na formação dos profissionais de saúde” sobre a “melhoria da prática colaborativa” e a “qualidade dos cuidados prestados aos pacientes” de forma integrada. Foram evidenciados os Programas de Residência Multiprofissional em Saúde como espaços de qualificação e formação com enfoque na prática colaborativa para a melhora dos resultados em saúde, reforçando a importância da construção do conhecimento nessa vertente e possibilitando a construção sólida de caminhos para EIP.

Palavras-chave
Internato não médico; Educação interprofissional; Relações interprofissionais; Práticas interdisciplinares; Atenção terciária à saúde

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240516