Ações da preceptoria no ensino-aprendizagem de residentes farmacêuticos na admissão hospitalar: um relato de experiência

Gonsalves ZS, Souza RM, Souza PLO, Calil-Elias S. Ações da preceptoria no ensino-aprendizagem de residentes farmacêuticos na admissão hospitalar: um relato de experiência. Interface (Botucatu). 2025; 29: e230615. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230615

Resumos

Os programas de residência em Farmácia surgiram no cenário hospitalar como forma de reorganização dos serviços de Saúde, focada na prática integrada. Esse relato de experiência sobre a capacitação de residentes em Farmácia Hospitalar traz a ótica da preceptoria. A proposta pedagógica é inovadora, tendo atendido 89,5% dos critérios definidos para relatar inovações na educação. A taxonomia de Bloom foi o método adotado no desenvolvimento e na avaliação de competências para atuação nos serviços farmacêuticos da admissão hospitalar de pacientes e equipe multiprofissional, auxiliando no uso seguro e racional de medicamentos. A ação pedagógica expôs desafios para o desenvolvimento de métodos de ensino inovadores. Contudo, permitiu também orientar os residentes sobre o importante papel dos farmacêuticos na admissão hospitalar, demonstrando as contribuições e ganhos da sua atuação na otimização da farmacoterapia do paciente.

Palavras-chave
Educação baseada em competências; Métodos ativos de ensino; Residência em Farmácia

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230615