Dimensão coletiva das ações profissionais: um enfoque desde a terapia ocupacional

Firsenko E, Malfitano, APS. Dimensão coletiva das ações profissionais: um enfoque desde a terapia ocupacional. Interface (Botucatu). 2025; 29: e240589. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.240589

Resumo

A compreensão do “liberalismo” e do “coletivismo” na terapia ocupacional pode desafiar a dicotomia indivíduo/coletivo para abordar a questão social.

Objetivo  Apreender a dimensão coletiva das ações profissionais da terapia ocupacional por meio da percepção de profissionais da Argentina, Chile e Colômbia.

Métodos  27 entrevistas semiestruturadas foram realizadas virtualmente e discutidas por meio de análise de conteúdo temático.

Resultados  Foram identificadas teorias e metodologias para a formação de ações coletivas em terapia ocupacional.

Conclusão  A dimensão coletiva é contrária ao princípio liberal do individualismo. Os/as profissionais integram a dimensão individualismo-coletivismo em suas práticas para abordar as contradições macroestruturais. O coletivismo pode estar presente desde as ações com sujeitos individuais, na clínica, até o trabalho comunitário. O diálogo latino-americano pode colaborar com a abordagem da questão social por meio da ação coletiva.

Palavras-chave
Coletivismo; Terapia ocupacional social; Questão social

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240589