Resumos
O objetivo do estudo foi analisar a produção científica sobre os cursos de Graduação em Saúde Coletiva no Brasil, buscando responder quais são os principais temas de investigação, abordagens, e identificar possíveis lacunas do conhecimento. Foram selecionados 37 estudos agrupados nas seguintes categorias: Criação/Implementação dos cursos; Formação profissional; Mundo do trabalho, regulamentação e profissionalização; Identidade profissional. Um conjunto de aspectos históricos, epistemológicos, pedagógicos, técnicos e operacionais indicam a preocupação e o compromisso com a formação. Quando da proposição da criação dos cursos, a ênfase do debate estava em aspectos epistemológicos e políticos que historicamente são discutidos no campo da Saúde Coletiva. Passadas mais de duas décadas, emergem outros aspectos ao debate com urgências concretas de sistematização e tomadas de posição, principalmente no que se refere à inserção profissional, à profissionalização e à regulamentação da profissão.
Palavras-chave
Formação profissional; Recursos humanos em saúde; Profissionais da saúde
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240230
