Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: estudo de caso de um município de Minas Gerais, Brasil

Silva LT, Lima CASO, Vargas AMD, Pordeus IA. Intersetorialidade no Programa Saúde na Escola: estudo de caso de um município de Minas Gerais, MG, Brasil. Interface (Botucatu). 2025; 29: e230431. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230431

Resumo

Realizou-se uma pesquisa qualitativa para compreender como os sujeitos da saúde, da educação e da comunidade escolar estão envolvidos no Programa Saúde na Escola (PSE); e para avaliar a efetivação da intersetorialidade nesse contexto. Como método de coleta utilizou-se a entrevista em profundidade, que foi avaliada pela análise de conteúdo embasada em uma matriz de intervenção (MI). Dos três temas da MI, foram observados: atividades do PSE, gestão e capacitação/formação. Os envolvidos no PSE reconheceram o objetivo do programa e o conceito de intersetorialidade, mas ainda há necessidade de envolver, de forma equivalente, todos os sujeitos no planejamento, desenvolvimento, avaliação e monitoramento do programa; propiciar contínuas capacitações, melhorias na comunicação e no fortalecimento do vínculo entre os setores; e estimular a participação da comunidade.

Palavras-chave
Serviços de saúde escolar; Política de saúde; Colaboração intersetorial; Pesquisa qualitativa; Avaliação de programas e projetos de saúde

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230431