Resumos
Neste artigo analisamos experiências de estudantes universitários com relação ao distanciamento social e à implementação do ensino remoto durante a pandemia de SARS-CoV-2. Partindo de um estudo de caso em uma universidade federal, adotamos como referencial as teorias de trauma coletivo e trauma psicossocial. O campo se deu por meio de quatro grupos focais compostos por graduandos da área da Saúde de distintos anos e cursos. A análise do material transcrito permitiu a identificação de três categorias temáticas: relações interpessoais insatisfatórias; ambivalência como expressão do trauma; e ações e suportes institucionais no enfrentamento do trauma. Os resultados mostram que os estudantes experimentaram rupturas da identidade de universitários, fragilização de vínculos e transformações na relação com o espaço-tempo. O apoio institucional da universidade criou condições mínimas para o tratamento coletivo do trauma, auxiliando os estudantes a elaborar suas experiências nesse período.
Palavras-chave
Saúde mental; Pandemia; Trauma; Ensino universitário
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240419
 
				
 
								 
								