Resumos
Este artigo objetivou conhecer as percepções de estudantes de Medicina sobre o uso pedagógico da série televisiva “Unidade Básica”. Realizaram-se três grupos focais com 16 graduandos que assistiram à série em contexto de ensino, cujas falas foram analisadas segundo a hermenêutica ricoeuriana. Notou-se que “Unidade Básica” se aproxima da realidade brasileira por evidenciar o sistema de saúde nacional e o trabalho na Atenção Básica. Além disso, apontou-se que a série contrapõe certa “doutrinação” exercida pela academia e seu foco nos aspectos biológicos do cuidado em saúde, bem como pelo imaginário social acerca da profissão médica. Para os participantes, o uso do seriado facilitou o aprendizado e ampliou seus conhecimentos sobre a Atenção Básica. Assim, “Unidade Básica” se mostra um recurso útil para a reorientação da formação médica em favor do Sistema Único de Saúde.
Palavras-chave
educação médica; Serviços de integração docente-assistencial; Sistema único de saúde; Atenção básica à saúde
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240008
