Frutuoso MFP, Rizzo TP, Gonzalez FT, Santos CJ, Corrêa ER. Outros modos de ensinar: a experiência de criar comunidade e movimentar o pensamento crítico a partir da curricularização da extensão. Interface (Botucatu). 2023; 27:e230159. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230159
Resumo
O presente artigo traz o relato de uma experiência de curricularização da extensão na temática da alimentação e nutrição infantojuvenil, construído por uma equipe de docentes, graduandos em Nutrição e trabalhadores com formação em Saúde. Partindo da descentralização e partilha do lugar/função do educador; e da criação de uma comunidade de aprendizagem, a experiência apontou para o papel transformador da extensão no questionamento de concepções reducionistas de produção de conhecimento e de cuidado. A experiência reconhece a importância do pensamento crítico na superação dos olhares adultocêntricos, repensa a atuação do nutricionista e amplia os sentidos da comida e do comer para as diferentes infâncias, adolescências e juventudes. São desafios futuros a inclusão direta de crianças e adolescentes no processo, a sustentação de uma cultura político-participativa em parceria com segmentos da sociedade outrora distanciados e o enfrentamento da lógica produtivista nas instituições universitárias.
Palavras-chave
Alimentação; Ensino superior; Saúde; Infância; Adolescência
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230159