Resumos
O objetivo do artigo foi apresentar um cordel sobre distinções, interseções e singularidades entre Saúde Pública e Saúde Coletiva como recurso didático-pedagógico para o processo de ensino-aprendizagem de estudantes da Saúde. O processo criativo guiou-se pelas etapas propostas por Graham Wallas, resultando na confecção do cordel “Do caco ao mosaico: desvendando Saúde Pública e Saúde Coletiva”. Utilizou-se como referencial teórico o artigo “Saúde Pública ou Saúde Coletiva?” e elementos da Teoria do Processo de Trabalho para elucidar, explorar e relacionar as distinções, interseções e singularidades entre esses campos do conhecimento. A escolha por esse gênero literário, caracterizado por sua linguagem acessível, poética, versada em métricas e rimas, tem potencial para facilitar a compreensão de conceitos complexos e, ao combinar elementos da cultura popular com os científicos, tornar a aprendizagem prazerosa e significativa.
Palavras-chave
Saúde Pública; Saúde Coletiva; Ensino; Tecnologia educacional; Literatura de cordel
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.e240574
