Com o semblante de médico: experiências de estudantes de medicina durante a simulação clínica em Diabetes tipo 2

Neto GL, Turato RE, Parisi MCR. Com o semblante de médico: experiências de estudantes de medicina durante a simulação clínica em Diabetes tipo 2. Interface (Botucatu). 2023; 27:220478. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220478

Resumo
Esta pesquisa qualitativa objetivou compreender as experiências de estudantes de um quarto ano médico durante dois cenários de simulação clínica do manejo do diabetes tipo 2 na Atenção Primária. Dez estudantes simulados foram entrevistados. Os resultados descrevem a concepção simbólica do diabetes e seu tratamento como angústia, dano, condenação e uma sentença desagradável que afeta a apropriação e o desempenho do papel médico pelos estudantes. Considerando a Psicologia Médica, sugerimos que os fatores subjetivos apontados devem ser abordados no ensino-aprendizado além de aspectos cognitivos mais comuns na literatura de educação médica para que os estudantes desenvolvam o perfil de trabalho ao enfrentamento do diabetes na Atenção Primária. A simulação clínica permite esta abordagem subjetiva por seu componente de suporte grupal promovendo reflexão, insights e autoconsciência.

Palavras chave
Treinamento por simulação; Diabetes Mellitus tipo 2; Educação de graduação médica; Papel médico; Psicología médica

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220478