v.23 supl.1,2019

Sumário

Editorial

Desenvolvimento e expansão do ensino médico no Brasil
Padilla, Mónica

Artigos

Reflexões em torno das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Medicina a partir da Política Nacional de Promoção da Saúde
Veras, Renata Meira; Feitosa, Caio Cezar Moura

Programa Mais Médicos e as Diretrizes Curriculares dos cursos de Medicina: uma análise comparativa entre instituições de ensino superior
Vargas, Annabelle de Fátima Modesto; Vargas, Diogo de Souza; Campos, Mauro Macedo; Caetano, Rodrigo da Costa

Fundamentos teóricos do projeto pedagógico de um curso de Medicina no sertão paraibano: contribuições ao debate sobre educação médica
Medeiros, Henrique Gonçalves Dantas de; Trindade, Thiago Gomes da

Programa Mais Médicos: avaliando a implantação do Eixo Formação de 2013 a 2015
Oliveira, Felipe Proenço de; Pinto, Hêider Aurélio; Figueiredo, Alexandre Medeiros de; Cyrino, Eliana Goldfarb; Oliveira Neto, Aristides Vitorino de; Rocha, Vinícius Ximenes Muricy da

O Programa Mais Médicos e o reordenamento da formação da residência médica com enfoque na Medicina de Família e Comunidade
Oliveira, Felipe Proenço de; Araújo, Cássia de Andrade; Torres, Odete Messa; Figueiredo, Alexandre Medeiros de; Souza, Priscilla Azevedo; Oliveira, Francisco Arsego de; Alessio, Maria Martins

Gestão federal do Programa Mais Médicos: o papel do Ministério da Educação 
Almeida, Erika Rodrigues de; Macedo, Harineide Madeira; Silva, José Carlos da

Implantação e desenvolvimento do curso de Medicina em Parnaíba (PI), Brasil, a partir do Programa Mais Médicos para o Brasil
Pedrosa, José Ivo dos Santos

Percepções dos médicos sobre a educação a distância e a contribuição da especialização em Saúde da Família
Cezar, Diego Menger; Paz, Adriana Aparecida; Costa, Márcia Rosa da; Pinto, Maria Eugênia Bresolin; Magalhães, Cleidilene Ramos

Análise documental do projeto pedagógico de um curso de Medicina e o ensino na Atenção Primária à Saúde
Rezende, Valter Luiz Moreira de; Rocha, Bárbara Souza; Naghettini, Alessandra Vitorino; Pereira, Edna Regina Silva

Atenção a pessoas idosas: desempenho de intervenções conduzidas por profissionais do Mais Médicos
Fassa, Maria Elizabeth Gastal; Tomasi, Elaine; Fassa, Anaclaudia Gastal; Thumé, Elaine; Wachs, Louriele; Santos, Leonardo Pozza dos; Volz, Pamela; Rodrigues, Leandro; Facchini, Luiz Augusto

A trajetória da implantação de um internato de Saúde Mental em uma instituição de ensino superior
Figueiredo, Felipe Pinheiro de; Bernuci, Marcelo Picinin; Oliveira, Raquel Gusmão de; Ideriha, Nilce Marzolla; Massuda, Ely Mitie; Yamaguchi, Mirian Ueda

Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Medicina: oportunidades para ressignificar a formação
Ferreira, Marcelo José Monteiro; Ribeiro, Kelen Gomes; Almeida, Magda Moura de; Sousa, Maria do Socorro de; Ribeiro, Marco Túlio Aguiar Mourão; Machado, Márcia Maria Tavares; Kerr, Ligia Regina Franco Sansigolo

Debates

O Programa Mais Médicos e a mudança do papel do Estado na regulação e ordenação da formação médica
Pinto, Hêider Aurélio; Andreazza, Rosemarie; Ribeiro, Renato Janine; Loula, Maria Rosa; Reis, Ademar Arthur Chioro dos

O Programa Mais Médicos no Brasil sob a ótica do ciclo das políticas públicas: argumentos para debate a partir da análise de Heider Pinto e colegas
Correia, Tiago

Programa Mais Médicos e desenvolvimento do trabalho: um efeito de educação permanente em saúde?
Ferla, Alcindo Antônio

A formação médica socialmente referenciada e as políticas mercadológicas de regulação da qualidade
Sordi, Mara Regina Lemes De

A sustentabilidade do Programa Mais Médicos como política pública
Pinto, Hêider Aurélio; Andreazza, Rosemarie; Ribeiro, Renato Janine; Loula, Maria Rosa; Reis, Ademar Arthur Chioro dos

Espaço Aberto

O Programa Mais Médicos em áreas remotas: a experiência do Grupo Especial de Supervisão no Pará, Brasil
Aguiar, Raphael Augusto Teixeira de; Macedo, Harineide Madeira

A narrativa de um percurso formativo: (re) significando a formação médica
Fonsêca, Graciela Soares; Souza, João Victor Garcia de

Formação médica na Atenção Primária à Saúde: experiência com múltiplas abordagens nas práticas de integração ensino, serviço e comunidade
Peixoto, Marcelo Torres; Jesus, Washington Luiz Abreu de; Carvalho, Rosely Cabral de; Assis, Marluce Maria Araújo

Projeto Mais Médicos para o Brasil em áreas remotas de Roraima, Brasil: relações entre médicos e Grupo Especial de Supervisão
Luna, Willian Fernandes; Ávila, Bruna Teixeira; Brazão, Carlos Fabrício Fernandes; Freitas, Fernanda Pereira de Paula; Cajado, Luciana Côrrea de Sena; Bastos, Luiz Otávio de Araújo

Programa Mais Médicos e residências de Medicina de Família e Comunidade: estratégias articuladas de ampliação e interiorização da formação médica
Barrêto, Danyella da Silva; Melo Neto, Alexandre José de; Figueiredo, Alexandre Medeiros de; Sampaio, Juliana; Gomes, Luciano Bezerra; Soares, Ricardo de Sousa

A gestão da supervisão acadêmica no Projeto Mais Médicos para o Brasil por instituições de educação superior
Penha, Rodrigo Chavez; Sousa, Rosa Gouvêa de; Oliveira, Sandro Schreiber de; Almeida, Erika Rodrigues de; Firmiano, Jackeline Gomes Alvarenga

Entrevista

A história da expansão recente das escolas médicas no Brasil: uma conversa sobre educação, inovação e compromisso com o Sistema Único de Saúde (SUS)
Sordi, Mara Regina Lemes De; Cyrino, Eliana Goldfarb; Mendonça, Carolina Siqueira

Baixe o volume completo: https://interface.org.br/wp-content/uploads/2019/03/v.23-supl-12019.pdf