Já no SciELO (Ahead of print): Os domínios da Tecnologia Educacional no campo da Saúde

NESPOLI, Grasiele. Os domínios da Tecnologia Educacional no campo da Saúde. Interface (Botucatu) [online]. ahead of print, pp. 0-0.  Epub 26-Nov-2013. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/S1414-32832013005000028.

Este artigo apresenta os resultados de um estudo que investigou a formação discursiva da Tecnologia Educacional e sua relação com o contexto histórico, político e social da reforma sanitária brasileira, por meio de uma análise do acervo do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com base em noções teóricas da arqueologia de Michel Foucault, foram selecionados e analisados documentos que permitem identificar enunciados e avaliar as continuidades e descontinuidades discursivas que marcam a formação de domínios de saber acerca da Tecnologia Educacional. Conclui-se que foram constituídos três domínios de saber – instrução programada, integração ensino-serviço e educação em saúde – que colocam em disputa diferentes enunciados e possibilitam a passagem de uma visão tecnicista para uma visão crítica comprometida com a construção do Sistema Único de Saúde.

Palavras-chave : Tecnologia educacional; Discurso; História; Saúde.
Acesso: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832013005000028&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt