Prevenção do HIV/Aids em municípios da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil: hiatos entre a política global atual e as respostas locais

aids

Resumo

MONTEIRO, Simone  and  BRIGEIRO, Mauro.Prevenção do HIV/Aids em municípios da Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, Brasil: hiatos entre a política global atual e as respostas locais.Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e180410.  Epub July 29, 2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.180410.

As políticas globais e nacional de resposta à Aids têm enfatizado atualmente o tratamento como prevenção, as profilaxias pós e pré-exposição ao HIV e a prevenção combinada. O artigo analisa a tradução dessas políticas no âmbito local, com base em uma pesquisa social em municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro centrada no contexto programático de prevenção e cuidado do HIV/Aids e na vulnerabilidade ao HIV de gays, travestis e prostitutas. Os hiatos entre as diretrizes e os contextos locais são abordados a partir de quatro temas: ampliação da oferta de testagem; desafios das ações focalizadas; distância entre testar e tratar; e o alcance das combinações na prevenção combinada. Buscamos demonstrar a importância da compreensão dos processos sociais que perpassam a implementação das estratégias preconizadas globalmente, que precisam ainda ser consideradas no enfrentamento da epidemia. Apresse-se e registre-se na 365bet para obter mais benefícios com a promoção.

Palavras-chave : HIV/Aids; Tratamento como prevenção; Prevenção combinada; Pesquisa social; Rio de Janeiro.

Acesso em : http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000100257&lng=en&nrm=iso&tlng=pt