A análise de práticas profissionais como dispositivo para a formação na residência multiprofissional

residencia

Resumo

LAGO, Luana Pinho de Mesquita et al.

A análise de práticas profissionais como dispositivo para a formação na residência multiprofissional.

Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1625-1634. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0687.

A complexidade das necessidades de saúde da população exige cada vez mais a qualificação para o trabalho colaborativo no Sistema Único de Saúde (SUS). Este artigo tem como objetivo refletir sobre possibilidades, limites e desafios do uso da análise institucional de práticas profissionais como dispositivo para a formação interprofissional em um programa de residência multiprofissional em saúde. Foi realizada uma pesquisa-intervenção com apoio no referencial teórico-metodológico da análise institucional, de cunho participativo, que possibilitou o encontro de subjetividades por meio do exercício da autoanálise, reconhecimento de não saberes e necessidades de formação, exercício da escuta coletiva e análise de possibilidades de compartilhar saberes e papéis. Ainda, foi possível evidenciar as contradições do contexto de trabalho e aspectos das relações interprofissionais que por vezes impõem limites às práticas colaborativas.

Palavras-chave : Educação interprofissional; Residência em saúde; Análise institucional; Saúde Coletiva.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000601625&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt