Resumo
SANTOS, Lucas Cardoso dos; SIMONETTI, Janete Pessuto e CYRINO, Antonio Pithon.
A educação interprofissional na graduação de Medicina e Enfermagem em prática na atenção primária à saúde: a perspectiva dos estudantes.
Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1601-1611. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0507.
Atualmente, frente à complexidade dos problemas de saúde e à necessidade de uma atenção de qualidade e segura a seus usuários, tem se buscado desenvolver a educação interprofissional (EIP) desde o início da graduação nas profissões da Saúde. Investiga-se a experiência de estudantes de graduação de Medicina e Enfermagem com a EIP, em disciplinas de ensino na atenção primária à saúde (APS), na perspectiva destes interlocutores, mediante entrevistas com roteiro semiestruturado. Os dados foram analisados por meio da Análise Temática de Conteúdo, segundo Bardin. A despeito dos estereótipos que os estudantes possuem sobre as profissões, eles podem aprender sobre e com os colegas de outro curso e compartilham entre si práticas e saberes. Verificou-se, ainda, que o docente tem um importante papel como mediador do processo ensino-aprendizagem no desenvolvimento da EIP.
Palavras-chave : Educação interprofissional; Atenção primária à saúde; Educação superior; Brasil.