A educação médica nos cenários de práticas em anos iniciais da formação: sentidos tecidos pelo photovoice

educacaomed

Resumo

TOUSO, Maíra Ferro de Sousa  e  FIGUEIREDO, Glória Lúcia Alves de. A educação médica nos cenários de práticas em anos iniciais da formação: sentidos tecidos pelo photovoice. Interface (Botucatu) [online]. 2020, vol.24, e190327.  Epub 22-Abr-2020. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.190327.

Como estratégia para formação de profissionais aptos a promoverem assistência integral à saúde, na contemporaneidade, o ensino médico prevê inserção do acadêmico no campo de atenção, desde os anos iniciais da graduação. Objetivou-se analisar a dimensão formativa desta imersão em cenários da saúde mental a partir de imagens captadas pelo photovoice e reflexões em grupo focal. Participaram seis estudantes de uma disciplina de graduação que promove a integração desses nos equipamentos de saúde do município, no período de 2017 a 2018. Pela interpretação dos sentidos do material produzido, duas categorias temáticas se sobressaíram: a inserção nos cenários de práticas e a educação médica em ação. Esses núcleos de sentido foram descritos, estabelecendo-se um diálogo com a literatura pertinente. A experiência fotografada, relatada e discutida no grupo trouxe vitalidade à formação, aproximando-os do humano que há neles e nos outros, favorecendo a integralidade do cuidado.

Palavras-chave : Educação médica; Saúde mental; Assistência integral à saúde.

 Acesso em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832020000100231&lng=pt