A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV. 

enfrentamento da epidemia do HIV 72 Prancheta 1

Resumo

BONES, Ana Amélia Nascimento da SilvaCOSTA, Márcia Rosa da  e  CAZELLA, Sílvio César.


A educação para o enfrentamento da epidemia do HIV.
 

Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-.  Epub 10-Jul-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0066.

O objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos médicos para construir novos saberes sobre o manejo inicial do usuário com teste rápido reagente para o HIV na Atenção Primária à Saúde. A metodologia de ensino utilizada foi a metodologia da problematização na modalidade de educação a distância. Trata-se de uma pesquisa-ação crítica em um processo reflexivo realizada em um módulo educacional interativo ofertado no curso de especialização da Universidade Aberta do SUS / Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UNASUS/UFCSPA). Os discursos são distribuídos em três categorias de análise: cenários de prática, atendimento integral e educação permanente. Na análise, a apreensão e o compromisso com a realidade, associados com a teorização, geram um plano reflexivo de conduta. Conforme a meta 90-90-90, uma das expectativas é ampliar o diagnóstico; contudo, faz-se necessário a leitura ampliada da prática da revelação diagnóstica.

Palavras-chave : Educação a distância; HIV; Educação na saúde.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005012102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt