A humanização da atividade física em um programa governamental: um olhar necessário

Maciel MG, Saraiva LAS, Martins JCO, Junior PRV. A humanização da atividade física em um programa governamental: um olhar necessário. Interface (Botucatu). 2018; 22 (67):1235-45. Doi: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0238

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as aulas de um programa governamental de atividade física. Trata de uma pesquisa de caráter qualitativo-descritivo, do tipo estudo de caso, sendo a escolha do local feita de forma intencional. Como procedimento metodológico para a coleta dos dados foi utilizada a observação não participante. Para a análise das informações, adotou-se a abordagem fenomenológica. Como principal resultado, identificou-se o desenvolvimento de aulas semelhantes às realizadas em academias de ginástica. Conclui-se que, para além dessa perspectiva de modalidade de aula, deve-se buscar a humanização dessas vivências, considerando a qualificação do movimento como expressão de subjetividades por meio das experiências de ócio.

Palavras-chave 
Experiências de ócio; Subjetividades; Atividade física.

Acesso em: https://doi.org/10.1590/1807-57622017.0238