A roda de conversas à luz da práxis freireana e seus impactos na percepção da diminuição do bullying escolar

Pigozi PL, Wendt GW, Mendes R, Akerman M. A roda de conversas à luz da práxis freireana e seus impactos na percepção da diminuição do bullying escolar. Interface (Botucatu). 2023; 27:220681. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220681

Resumos

O objetivo deste artigo é analisar e avaliar a roda de conversas como instrumento participativo e educativo capaz de impactar na percepção de diminuição do bullying entre adolescentes no contexto escolar. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevistas semiestruturadas com 18 adolescentes de uma escola do ensino fundamental do Estado de São Paulo. Os resultados foram analisados à luz da práxis freireana e demonstraram que esse instrumento contribuiu para ampliar o entendimento sobre esse tipo de comportamento agressivo, favoreceu a quebra do silenciamento das agressões até então não verbalizadas, e impactou a percepção de diminuição do bullying. Ressalta-se que não se trata de conceber a roda como instrumento resolutivo e estanque em si, mas como participativo, complementar, apoiador e potencialmente capaz de contribuir para desnaturalizar a violência no cenário escolar e promover a emancipação dos envolvidos.

Palavras chave
Roda de conversas; Bullying; Adolescência; Violência escolar

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220681