Resumo
ARANGO, Liliana Adela Zuliani; MARRIAGA, Gustavo Alfredo Ariza e GOMEZ, Margarita María Gómez. A visita domiciliar familiar: estratégia educativa em saúde de crianças e suas famílias. Interface (Botucatu) [online]. 2021, vol.25, e200403. Epub 19-Mar-2021. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/interface.200403.
A estratégia didática da visita domiciliar familiar foi incluída, desde o ano 2001, no curso Criança 1, oferecido pela Sessão de Pediatria Social da Faculdade de Medicina da Universidade de Antioquia, Medellin, Colômbia. Este estudo investigou o significado que as famílias participantes do programa atribuem às suas interações com doentes e estudantes que assistem a visita. Estudo qualitativo com enfoque desde o interacionismo simbólico, levado a cabo entre 2017 e 2019. Emergiram três categorias: 1) Emoções da família no momento do anúncio da visita; 2) Relaciona os significados da visita; 3) Aprendizagens que a familia acredita que vão adquirir os estudantes. As familias expressaram satisfação pelo fato de interagir com a equipe de saúde em seu próprio espaço e manifestaram que interagir lhes ajuda a se construir em protagonistas da criança e no acompanhamento do processo saúde-doença.
Palavras-chave : Visita domiciliar; Educação em saúde; Família; Educação infantil; Apoio social.