Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde

Lima VV, Ribeiro ECO. Abordagem dialógica de competência: pressupostos e percurso metodológico para a construção de perfis na área da Saúde. Interface (Botucatu). 2022; 26:e210737. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.210737

Resumo
Esta investigação teórica apresenta a abordagem dialógica de competência e seus princípios e métodos para a construção de perfis profissionais. De modo distinto às concepções que focalizam elementos isolados da competência, a abordagem dialógica está baseada em referencial integrador e propõe áreas de competência que caracterizam núcleo e campo no exercício profissional. Essa abordagem reconhece a existência de diferentes visões sobre competência profissional que devem ser analisadas e dialogadas. O perfil competente, construído como metapontos de vista, traduz combinações contextualizadas de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, que expressam excelência na atuação profissional, com vistas à formação, à certificação e à Educação Permanente de profissionais de saúde. O texto analisa a coerência entre as práticas assim sistematizadas e a elaboração de atividades profissionais confiáveis.

Palavras-chave
Competência profissional; Educação baseada em competência; Gestão em saúde; Certificação

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.210737