Feitosa LRC, Avila BM. Acolhendo as trajetórias universitárias: intervenção grupal com o jogo Travessias. Interface (Botucatu). 2023; 27:230036. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230036
Resumos
As trajetórias de estudantes que ingressam no Ensino Superior envolvem inúmeros desafios. A necessidade de incorporar novos papéis à formação universitária, a possível separação do núcleo familiar, as expectativas acadêmicas e os interesses profissionais em torno do ingresso na universidade e a integração da população estudantil são exemplos do que constitui as experiências de universitários. Esse relato tem por objetivo apresentar a adaptação e o uso do jogo de cartas Travessias como estratégia de construção de espaços de diálogos educativos promotores de integração na universidade, partindo da compreensão ampliada das juventudes e dos processos de mediação na relação com estudantes ao longo das suas experiências no Ensino Superior. O uso do jogo serviu como um potente recurso educativo para promover espaços seguros de partilhas e percepções entre os estudantes acerca de suas vivências universitárias.
Palavras Chave
Juventudes; Integração acadêmica; Ensino superior; Jogo educativo
Acesso em: Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230036