Análise documental do projeto pedagógico de um curso de Medicina e o ensino na Atenção Primária à Saúde

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Resumo

REZENDE, Valter Luiz Moreira de; ROCHA, Bárbara Souza; NAGHETTINI, Alessandra Vitorino  e  PEREIRA, Edna Regina Silva.

Análise documental do projeto pedagógico de um curso de Medicina e o ensino na Atenção Primária à Saúde. Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, suppl.1, e170896.  Epub 18-Abr-2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.170896.

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Medicina de 2014 preveem uma formação com maior foco na Atenção Primária à Saúde (APS). A Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, adaptando-se às novas DCN, elaborou um novo projeto pedagógico de curso (PPC). O objetivo deste estudo foi analisar e comparar, por meio de análise documental, o novo PPC nas perspectivas das DCN de 2014, tendo por base o documento “Diretrizes para o Ensino na Atenção Primária à Saúde na Graduação em Medicina”. Embora o PPC contemple a maioria dos aspectos relacionados ao ensino da APS, observou-se a ausência de determinações para o ensino do método clínico centrado na pessoa, na educação popular, no respeito à autonomia do paciente e na tomada de decisão compartilhada. Espera-se, assim, subsidiar mudanças no PPC atual e estimular outras universidades a abordar esses temas.

Palavras-chave : Atenção primária à saúde; Currículo; Medicina da família e comunidade; Ensino.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000600208&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt&fbclid=IwAR2pKT6OvNp2Kva1tfhcfeiv_Bsci6pXeqQ44mfJtVL_85AdDFcEYPACzWM