Resumo
AMARAL, Carlos Eduardo Menezes; TORRENTE, Mônica de Oliveira Nunes de; TORRENTE, Maurice de e MOREIRA, Carolina Pinheiro.
Apoio matricial em Saúde Mental na atenção básica: efeitos na compreensão e manejo por parte de agentes comunitários de saúde.
Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, n.66, pp.801-812. Epub 17-Maio-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0473.
O apoio matricial (AM) é um dispositivo pedagógico-assistencial utilizado, sobretudo, para aumentar a resolutividade da atenção primária à saúde, possuindo considerável difusão na Saúde Mental. Esse estudo avaliou os efeitos do AM em Saúde Mental em uma unidade de saúde da família (USF) em Salvador, Bahia, Brasil. A pesquisa utilizou observação participante e entrevistas com 12 agentes comunitários de saúde, analisados por meio de análise de conteúdo temática. Identificamos efeitos em quatro dimensões: a) mudanças na atitude dos profissionais; b) ampliação do acesso aos serviços; c) desenvolvimento de novas práticas de cuidado; d) aumento da resolutividade. O AM produziu mudanças na compreensão e prática dos profissionais, assim como mudanças organizacionais na USF e em sua relação com a rede de serviços, evidenciando o AM como uma intervenção efetiva na qualificação da atenção à Saúde Mental.
Palavras-chave : Apoio matricial; Saúde mental; Atenção básica à saúde; Avaliação em saúde; Avaliação de resultados.