Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto

Toassi RFC, Olsson TO, Peduzzi M. Aprendizado interprofissional na graduação em Odontologia no contexto pandêmico de ensino remoto. Interface (Botucatu). 2023; 27:e220696. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220696

Resumo
Este artigo tem por objetivo compreender a percepção dos estudantes de Odontologia sobre motivações e significados do aprendizado interprofissional no período pandêmico de ensino remoto, em universidade pública do Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa qualitativa que utilizou a perspectiva teórico-metodológica da fenomenologia da percepção. Foram realizadas entrevistas e análise documental dos portfólios dos estudantes que vivenciaram a atividade de ensino com foco na educação interprofissional (EIP) remota, no período pandêmico. A experiência foi marcada por interações mediadas pelo uso de plataformas digitais entre estudantes, professores e profissionais, oportunizando o desenvolvimento de competências colaborativas. Desigualdades no acesso à internet/equipamentos adequados ao ensino remoto, situações pessoais familiares relacionadas ao viver uma pandemia e dificuldade de criação de vínculos foram barreiras relatadas. EIP vivenciada em cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) foi percebida pelos estudantes como essencial à formação dos profissionais da saúde.

Palavras-chave
Educação em odontologia; Educação interprofissional; Práticas interdisciplinares; Educação a distância; Covid-19

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220696