Aprendizagem em serviço virtual: práticas profissionais de terapia ocupacional através da telessaúde no contexto do confinamento

Núñez CMV, Águila DPO. Aprendizagem em serviço virtual: práticas profissionais de terapia ocupacional através da telessaúde no contexto do confinamento. Interface (Botucatu). 2024; 28: e230380. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230380

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as contribuições e desafios que surgem na formação e intervenção quando os estudantes de terapia ocupacional realizam a sua prática profissional através da telessaúde, durante o período de confinamento devido à pandemia de Covid-19. Uma sistematização qualitativa da experiência é utilizada como abordagem metodológica. As informações são produzidas por meio de quatro grupos focais e dez entrevistas semiestruturadas. É realizada uma análise do conteúdo temático. São estabelecidos quatro temas: 1) vínculo terapêutico e aprendizagem-serviço por meio da telessaúde, 2) aprendizagem alcançada por meio da telessaúde, 3) o que não se aprende facilmente por meio da telessaúde e 4) práticas pedagógicas de apoio à aprendizagem em telessaúde. Essa modalidade seria potencializada se houvesse tecnologia adequada, se o cuidado fosse frequente e se os cuidadores familiares estivessem preparados para apoiar os processos de cuidado.

Palavras-chave
Aprendizagem em serviço; Terapia ocupacional; Telessaúde; Práticas profissionais

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230380