Resumos
Há um imperativo de se pensar uma formação graduada em Terapia Ocupacional atenta às necessidades juvenis. Nesse sentido, hipotetizamos que as Escrevivências de Conceição Evaristo poderiam mediar a aprendizagem crítica sobre as juventudes. O objetivo deste artigo é investigar o processo de ensino e aprendizagem estético, ético e político de estudantes de Terapia Ocupacional por meio de um projeto de ensino pautado nas Escrevivências. Trata-se de uma pesquisa educacional que se utilizou de informações pedagógicas de uma disciplina ministrada remotamente. Estudantes estabeleceram contato com jovens diversos para pensar aspectos coletivos dentro de narrativas singulares de vida. Os achados provêm da análise do diário de campo da monitora, da transcrição das monitorias virtuais, do trabalho final e de um grupo focal. Identificamos processos cognitivos relevantes ligados à alteridade. Quanto à aprendizagem estética, crítico-social e ético-política, debatemos as limitações.
Palavras-chave
Terapia ocupacional; Ensino superior; Adolescência; Juventudes; Metodologias de ensino
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230284