Resumo
NAKAMURA, Eunice; PLANCHE, Maëlle e EHRENBERG, Alain.
Aspectos sociais na identificação de problemas de saúde mental em crianças em dois serviços de saúde em Paris, França.
Interface (Botucatu)[online]. In press. . Epub 22-Jun-2017. ISSN 1807-5762. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622016.0911.
Problemas mentais na infância foram analisados da perspectiva sociológica, abordando duas questões: quais os principais comportamentos infantis identificados e considerados problemas de saúde mental, e quais as consequências dessa classificação para o debate dos problemas infantis nas sociedades contemporâneas. Este estudo quanti e qualitativo analisou 275 prontuários de pacientes de dois serviços de saúde mental da infância na região nordeste de Paris, França. A maioria das crianças eram meninos de seis a 11 anos de idade; as queixas foram apresentadas principalmente pelas escolas e pelos pais; os principais problemas eram de comportamento, dificuldades de aprendizagem e de relacionamento (meninos), e problemas afetivos e emocionais (meninas). Há uma interdependência entre um grande número de atores que se preocupam com os comportamentos infantis e um sistema de expectativas parece ser coletivamente tecido por eles como classificações sociais.
Palavras-chave : Criança; Saúde mental; Comportamentos infantis; Análise sociológica.