Avaliação da percepção dos professores sobre educação interprofissional em saúde por meio de grupos focais

Menezes CC, Rangel AS, Leão ATT, Barros MCM. Avaliação da percepção dos professores sobre educação interprofissional em saúde por meio de grupos focais. Interface (Botucatu). 2024; 28: e230291. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.230291

Resumos

Este estudo avalia a percepção de docentes de uma universidade pública brasileira sobre educação interprofissional (EIP). Professores de Medicina, Odontologia e Enfermagem participaram de grupos focais on-line síncronos refletindo sobre os seguintes tópicos: (1) disciplinas em comum; (2) projetos interprofissionais de pesquisa e extensão; (3) atenção aos determinantes sociais nos planos de tratamento aos usuários; e (4) práticas colaborativas durante a pandemia de Covid-19. Foi usada análise interpretativa descritiva para avaliar quatro grupos focais (n = 10) utilizando instrumento estruturado com 17 itens acerca dos quatro tópicos mencionados. Segundo os docentes, não existem disciplinas comuns entre os cursos da Saúde. Projetos de extensão e de pesquisa com abordagem interprofissional acontecem somente por poucas iniciativas individuais de professores. Segundo os participantes, os alunos consideram os determinantes sociais nos planos de tratamento. Ocorreram poucas práticas colaborativas durante a pandemia. Observou-se a necessidade de orientações sobre EIP para graduação.

Palavras-chave
Educação interprofissional; Grupo focal; Odontologia; Enfermagem; Medicina

Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.230291