Lacerda JFE, Maia ER, Moreira MRC, Santos PSP, Farias AC. Competência cultural no cuidado de Enfermagem à pessoa com deficiência: notas sobre a formação do enfermeiro. Interface (Botucatu). 2022; 26 (Supl. 1):e220289. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220289
Resumo
O objetivo do presente estudo foi analisar a formulação de competência cultural para o cuidado de Enfermagem à pessoa com deficiência. Trata-se de um estudo descritivo e documental realizado por meio da análise de projetos pedagógicos de cursos de graduação em Enfermagem. Os dados foram analisados no software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnairese, associado ao referencial teórico Transcultural Interprofessional Practice. A classificação hierárquica descendente originou duas classes, abordando o desenvolvimento da competência cultural para o cuidado de enfermagem individual e coletivo da pessoa com deficiência por meio de evidências científicas nos diferentes ciclos de vida e níveis de atenção, com ênfase na reabilitação e comunicação no processo saúde-doença. A formulação da competência cultural foi abordada de modo amplo e inespecífico, requerendo inclusão nos currículos de disciplinas que abordem a temática.
Palavras-chave
Competência cultural; Pessoas com deficiência; Cuidado de Enfermagem; Enfermeiro; Educação em Enfermagem
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220289