Comportamento antissocial nos jovens como sequela da privação: contribuições da clínica winnicottiana para as políticas públicas. 

Comportamento antissocial nos jovens 72 Prancheta 1

Resumo

ONOCKO-CAMPOS, Rosana. 

Comportamento antissocial nos jovens como sequela da privação: contribuições da clínica winnicottiana para as políticas públicas. 

Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-.  Epub 21-Jun-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0315.

Este artigo, trilhando uma rota entre a Psicanálise e a Saúde Pública, utiliza várias categorias da clínica winnicottiana para repensar as abordagens das políticas públicas brasileiras para jovens infratores e suas famílias. Há muitos jovens que lidam com problemas de violência no Brasil de hoje. Para a abordagem clínica psicanalítica baseada nas contribuições de D. W. Winnicott, esse problema surge de uma falha na fase inicial, durante o desenvolvimento narcísico. O artigo também analisa os obstáculos dessas políticas no contexto atual e busca fornecer informações para obter a eficácia desejada dessas práticas e para projetar processos educacionais adequados para trabalhadores sociais e de saúde. Espera-se contribuir para um entrecruzamento incipiente, mas fértil, de campos disciplinares diferentes, colocando a Psicanálise de Winnicott em contato com questões urgentes de nosso tempo, como tem se visto em algumas publicações internacionais recentes no campo.

Palavras-chave : Jovens; Clínica psicanalítica; Políticas públicas; Saúde Pública; Winnicott.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005011102&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt