Hirschfeld GAM, Britos G, Barberis JM, Núñez JM, Nores MJ. Comunicar a pandemia de Covid-19 às infâncias: uma experiência de produção audiovisual em contexto de crise. Interface (Botucatu). 2025; 29: e240580. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.240580
Resumo
A pandemia de Covid-19 provocou uma crise mundial e evidenciou problemas de infodemia e desinformação. Na Argentina, foi detectada a falta de materiais de comunicação sobre Covid-19 direcionados a crianças, que foram impactados pelo isolamento social e pelo fechamento das escolas. Para produzir mensagens contextualizadas, foi realizada uma análise exploratória de suas vivências e emoções por meio de 69 depoimentos de familiares e professores da cidade de Córdoba. Emergiram quatro categorias: pandemia, vida no isolamento, escola em casa e emoções. Com base nisso, foram criados dois curtas-metragens animados e uma história em quadrinhos, promovendo práticas saudáveis e abordando temas como autocuidado, diálogo familiar e emoções. Esses materiais, amplamente divulgados nas redes sociais e escolas, destacam a importância de considerar uma perspectiva situada e integral na comunicação em contextos de crise, levando em conta dimensões biológicas, emocionais e relacionais.
Palavras-chave
Comunicação pública; Covid-19; Crise; Infâncias; Promoção da saúde
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.240580
