Resumo
ROSSIT, Rosana Aparecida Salvador; FREITAS, Maria Aparecida de Oliveira; BATISTA, Sylvia Helena Souza da Silva e BATISTA, Nildo Alves.
Construção da identidade profissional na Educação Interprofissional em Saúde: percepção de egressos.
Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-. Epub 17-Maio-2018. ISSN 1414-3283. http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0184.
Trata-se de estudo de abordagem longitudinal qualitativa, descritivo-analítico e natureza exploratória. Apresenta a percepção de egressos acerca da construção da identidade profissional na perspectiva da Educação Interprofissional, com dados coletados mediante entrevista de aprofundamento com egressos de seis profissões da saúde. Os resultados foram organizados em núcleos direcionadores e tratados com análise de conteúdo. Apresentam-se os resultados referentes ao núcleo Educação Interprofissional e à construção da identidade profissional. Os participantes relataram a trajetória formativa em currículo inovador, interprofissional e interdisciplinar, destacando a oportunidade da prática colaborativa e interprofissional como importantes para o desenvolvimento, construção e reforço da identidade profissional em cada área de formação mediante o reconhecimento das especificidades das outras áreas. A delimitação do próprio campo profissional e de papéis na equipe, bem como a ampliação do olhar profissional, também foram evidenciadas pelos egressos.
Palavras-chave : Identidade profissional; Egressos; Educação interprofissional; Prática colaborativa.
Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005005003&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt