Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional

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Resumo

LIMA, Valéria Vernaschi; RIBEIRO, Eliana Claudia de Otero; PADILHA, Roberto de Queiroz  e  MOURTHE JUNIOR, Carlos Alberto.

Desafios na educação de profissionais de Saúde: uma abordagem interdisciplinar e interprofissional.

Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1549-1562. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0722.

Este artigo apresenta e discute as bases teórico-conceituais de uma combinação de estratégias e métodos utilizados na educação de profissionais da Saúde no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, com ênfase nas abordagens interdisciplinar e interprofissional. As reflexões produzidas foram baseadas em 11 iniciativas de educação pós-graduada realizadas entre 2009 e 2017. Foi realizada a análise documental do projeto pedagógico dos cursos de especialização intencionalmente selecionados, à luz dos conceitos de interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os referenciais metodológicos da perspectiva fleckiana e dialógica possibilitaram a análise e discussão das estratégias e métodos identificados. A superação da justaposição tanto de enfoques disciplinares quanto de perspectivas de diferentes profissões requer a disseminação de experiências educacionais e de trabalho que viabilizem interações entre diferentes coletivos de pensamento, de modo a possibilitarem a emergência de um estilo de pensamento interprofissional e práticas colaborativas.

Palavras-chave : Sistema de saúde; Educação; Práticas interdisciplinares; Profissionais de Saúde; Equipe multiprofissional.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000601549&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt