Resumo
Bruno Pereira Stelet. Diálogos epistêmicos em Saúde Coletiva: a narrativa arendtiana como aporte teórico-metodológico para pesquisa sobre processos formativos em Saúde. Interface (Botucatu). 2021; 25: e200584 https://doi.org/10.1590/interface.200584
Um dos grandes desafios do campo da Saúde Coletiva tem sido encontrar estratégias de realização de estudos qualitativos sem furtar-se do rigor metodológico. A utilização de abordagens narrativas como ferramenta de pesquisa se constituiu como uma aposta para auxiliar na compreensão da experiência humana frente aos complexos processos de saúde-adoecimento. Neste artigo, assumimos o desafio de aproximar o pensamento filosófico de Hannah Arendt ao campo da Saúde Coletiva, refletindo sobre a formação em Saúde e tendo como base a ideia da pluralidade humana. No fim, abriremos chaves para a concepção arendtiana de “narrativa” que pode servir, ao mesmo tempo, como referencial epistemológico e metodológico para pesquisa qualitativa em Saúde Coletiva, em especial, sobre processos formativos em Saúde.
Acesso em: https://www.scielo.br/j/icse/a/yzYfgHMS84sGnm6YwnbPBvQ/?lang=pt
Palavras-chave: Narrativas em Saúde; Pesquisa qualitativa; Hannah Arendt; Metodologia