Silva CG, Leite VJ, Pontes JC, Santos FF, Oliveira JVS, Hiraishi VL, Pereira SCA, Simões JA. Dimensões do assédio na escola: diálogos sobre gênero com jovens estudantes de ensino médio de São Paulo/Brasil. Interface (Botucatu). 2023; 27:e210649. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.210649
Resumo
Neste artigo, discutimos os usos da categoria “assédio” empregada por jovens estudantes de escolas públicas de Ensino Médio para dar sentido a experiências de violência e discriminação de gênero ocorridas dentro e fora da escola. A análise baseia-se em registros de trabalho de campo produzidos no âmbito de uma pesquisa multicêntrica e de métodos mistos, realizada em nove escolas de São Paulo (SP/BR). O assédio aparece como uma categoria polissêmica que, ao nomear a violência, ajuda no enfrentamento das hierarquias e desigualdades de gênero e geração. Depreendemos que as jovens têm questionado normativas e atitudes que alimentam as desigualdades de gênero nas escolas, além de denunciarem o silenciamento ou inadequação da instituição no enfrentamento do problema, o que possibilita identificar convergências com uma nova sensibilidade em torno da violência contra mulheres que os discursos feministas globalizados fizeram emergir.
Palavras-chave
Assédio; Gênero; Juventude; Escola
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.210649