Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil

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Resumo

BATISTA, Nildo Alves et al.

Educação interprofissional na formação em Saúde: a experiência da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista, Santos, Brasil.

Interface (Botucatu) [online]. 2018, vol.22, suppl.2, pp.1705-1715. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0693.

O objetivo deste artigo é descrever e analisar criticamente a experiência de formação interprofissional na graduação em Saúde em um campus de expansão de uma universidade pública federal. Assumir a educação interprofissional (EIP) como direcionadora da formação em Saúde implica no desenvolvimento de uma proposta que rompe com a centralidade em disciplinas e em perfis profissionais específicos. A descrição e análise crítica da experiência desvela os caminhos para a implementação de cursos da área da Saúde, destacando potencialidades, fragilidades e desafios para o desenvolvimento de uma proposta inovadora. Reconhece-se que as ações interprofissionais estão presentes nas diversas atividades acadêmicas e são estruturantes do cotidiano do campus, bem como as resistências à interprofissionalidade e à complexa rede com os serviços públicos. Implementar novas lógicas para formar profissionais em Saúde é, também, defender a universidade pública no país e o Sistema Único de Saúde (SUS).

Palavras-chave : Formação em saúde; Currículo; Educação interprofissional.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018000601705&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt