Educação para a Saúde e pedagogia da morte: percepções e demandas de professores universitários na Espanha

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Resumo

PEDRERO-GARCIA, Encarnación. Educação para a Saúde e pedagogia da morte: percepções e demandas de professores universitários na Espanha. Interface (Botucatu) [online]. 2019, vol.23, e180404.  Epub June 27, 2019. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/interface.180404.

Este artigo analisa o tratamento que tem a morte na universidade espanhola. O objetivo é realizar um estudo exploratório com os professores responsáveis pela disciplina Educação para a Saúde. Utiliza-se abordagem qualitativa por meio de análise de conteúdo e entrevista, para averiguar as necessidades, demandas, percepções e considerações sobre a morte, a educação para a morte e o tratamento da finitude da vida que os professores universitários têm. A conclusão que mais se destaca é a de que o que determina a inclusão do tema da morte em seus programas não é a idade, o gênero ou as crenças religiosas dos professores, mas o fato de terem experimentado ou não perdas significativas em suas vidas.

Palavras Chave : Educação para a saúde; Pedagogia da morte; ; Ensino superior.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832019000100244&lng=en&nrm=iso&tlng=pt