Educação para a saúde: horizontes e estratégias recorrentes na Argentina (1970-1980). 

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Resumo

REYNA, Carla. 

Educação para a saúde: horizontes e estratégias recorrentes na Argentina (1970-1980). 

Interface (Botucatu) [online]. In press. , pp.-.  Epub 10-Jul-2018. ISSN 1414-3283.  http://dx.doi.org/10.1590/1807-57622017.0527.

Este artigo analisa as transformações da política de educação para a saúde na Argentina, enquadrada na estratégia de Atenção Primária à Saúde. O objetivo foi identificar a recepção de recomendações internacionais e sua circulação e reprodução local. A primeira seção analisa, no final da década de 1960, o contexto da crise hegemônica do modelo de saúde na América Latina; as respostas de legitimação da estratégia de Atenção Primária à Saúde em reuniões internacionais e a proposta de um novo horizonte disciplinar na educação preventiva. A segunda seção centra-se na recepção dessas ideias na Argentina na década de 1970, de acordo com as características editoriais da revista “Educação para a Saúde”, publicada pelo Departamento de Educação para a Saúde, durante o período 1970-1980.

Palavras-chave : Educação para a saúde; Atenção primária à saúde; Saúde Pública; Saúde Pública na Argentina.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1414-32832018005012106&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt