López-Ríos JM, Herrera-Franco E, Taparcúa-Cardona FE, Rodríguez-Corredor LC, Díaz-Valencia PA, PeñarandaCorrea F. Educação para pessoas com diabetes: abordagens pedagógicas, teóricas e práticas em tensão. Interface (Botucatu). 2023; 27:e220235. Doi: https://doi.org/10.1590/interface.220235
Resumo
A educação para pessoas com Diabetes Mellitus (DM) representa um desafio no campo da saúde pública. Apresentamos uma proposta teórica que orienta a análise pedagógica da educação em saúde em pessoas com DM, a partir de um processo de pesquisa documental. Os achados evidenciaram a existência de diferentes perspectivas teóricas em tensão sobre a educação em pessoas com DM que lutam por legitimação, que podem ser agrupadas em duas correntes, uma tradicional e outra crítica. Uma proposta pautada na teoria pedagógica e na saúde pública é apresentada para explicar os achados. A teoria construída visa mostrar a configuração das correntes educacionais como resultado dos debates e lutas teóricas, políticas e epistemológicas que ocorrem na intersecção dos campos da saúde pública e da pedagogia.
Palavras-chave
Educação para a saúde; Diabetes Mellitus; Docência; Pedagogia; Saúde Pública
Acesso em: https://doi.org/10.1590/interface.220235