Encontros e desencontros entre projetos pedagógicos de cursos de Medicina e Diretrizes Curriculares Nacionais: percepções de professores

Resumo

OLIVEIRA, Carlos Alberto deAMARAL, Eliana MartoranoCYRINO, Eliana Goldfarb  e  GIANINI, Reinaldo José. Encontros e desencontros entre projetos pedagógicos de cursos de Medicina e Diretrizes Curriculares Nacionais: percepções de professores. Interface (Botucatu) [online]. 2021, vol.25, e200076.  Epub 24-Fev-2021. ISSN 1807-5762.  https://doi.org/10.1590/interface.200076.

Compreender a consolidação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) demanda contextualizar a realidade de cada instituição. Sua implantação pressupõe (re) orientação do processo de formação na Saúde, com integração entre Projeto Pedagógico do Curso (PPC), Sistema Único de Saúde (SUS) e envolvimento docente. Para captar a percepção docente sobre o alinhamento entre PPC e DCN, realizou-se estudo exploratório com metodologia qualitativa e os docentes respondendo a um questionário. Utilizou-se análise de conteúdo para construção de categorias temáticas. Os docentes de uma escola reconhecem que o PPC não está alinhado às DCN. Revelam trabalho docente determinado por perfil profissional e pessoal. Em outra escola, cuja reforma curricular já adota metodologia de ensino-aprendizagem ativa, os docentes se sentem apropriados às DCN. Concluímos, portanto, que as mudanças no PPC são processos que demandam tempo, dedicação e comunicação, ou seja, maior mudança na instituição de ensino.

Palavras-chave : Educação médica; Integração ensino-serviço; Diretrizes para o planejamento em saúde.

Acesso em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-32832021000100211&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt